Os socialistas colocam quatro “objectivos essenciais” para as negociações com as outras forças políticas e estão, assim, inscritos no documento que o PS aprovou por maioria na Comissão Política Nacional.
{relacionados}
Austeridade
• Virar de página na política de austeridade e na estratégia de empobrecimento, consagrando um novo modelo de desenvolvimento e uma nova estratégia de consolidação das contas públicas assente no crescimento e no emprego, no aumento do rendimento das famílias e na criação de condições para o investimento de empresas.
Estado Social
• A defesa do Estado Social e dos serviços públicos, na segurança social, na educação e na saúde, para um combate sério à pobreza e às desigualdades.
Economia e cultura
• Relançar o investimento naciência, na inovação, na educação, na formação e na cultura, devolvendo ao país uma visão de futuro na economia global do século XXI.
Política externa
• O respeito pelos compromissos europeus e internacionais, para a defesa dos interesses de Portugal e da economia portuguesa na União Europeia, para uma política reforçada de convergência e coesão.