Volkswagen já entregou solução para carros manipulados

Volkswagen já entregou solução para carros manipulados


Para o motor 2.0 o software está pronto este ano mas para o 1.6  a solução é mais complexa e fica adiada até Setembro de 2016


A Volkswagen já apresentou uma solução para os motores 2.0 e 1.6 a gasóleo. A garantia foi dada pelo ministro dos Transportes, Alexander Dobrindt.

De acordo com o governante, "para o motor 2.0, a Volkswagen disse que estará pronta ainda este ano uma solução para o software destes modelos, que será implementada no início do próximo ano".

"Para o motor 1.6, além de um novo software, serão necessárias alterações no motor, que, segundo a marca, não estarão prontas antes de setembro de 2016", adiantou Dobrindt. Há 3,6 milhões de veículos do grupo Volkswagen com este motor instalado.

Dependendo do tipo de alteração que terá de ser feita, os custos de reparação poderão variar entre os 20 e os 10 mil euros por carro, indicaram fontes ligadas ao processo à Bloomberg no início desta semana.

"A minha expectativa é que a Federação dos Transportes [KBA] analise este documento rápida e detalhadamente, e que depois possa submeter eventuais questões à Volkswagen", acrescentou o responsável aos jornalistas em Berlim. "É muito importante para nós que tudo seja feito muito depressa para que seja feita uma avaliação nos aspetos técnicos", acrescentou.

Está agendada para a próxima terça-feira uma reunião entre os investigadores da KBA e os responsáveis da Volkswagen para arrancar a análise deste plano, adiantou ainda o ministro.

Em Portugal há 117 mil veículos com o software que manipula as emissões instalado.