Milhares de manifestantes contestam medidas de austeridade na Bélgica (fotos)

Milhares de manifestantes contestam medidas de austeridade na Bélgica (fotos)


Entre 80.000, segundo a polícia, e 100.000 pessoas, segundo os sindicatos, desfilaram esta quarta-feira na capital belga.


Em protesto contra as medidas de austeridade do governo conservador de Charles Michel, tendo havido confrontos com as autoridades.

Segundo um canal de televisão belga, registaram-se alguns incidentes entre a polícia e estivadores vindos de Antuérpia, um dos principais portos europeus.

A manifestação foi acompanhada por uma greve, que perturbou nomeadamente o sector dos transportes públicos e o funcionamento das escolas.

Para sexta-feira, está já convocada uma greve ferroviária.

Os manifestantes contestam o aumento da idade da reforma para os 66 anos, em 2025, e os 67, em 2030, face aos actuais 65, decidido em Julho.

Em causa está ainda a intenção do primeiro-ministro de reformar o regime fiscal, com o objectivo de equilibrar as contas públicas, nomeadamente reduzindo o custo dos salários.

A subida da taxa de IVA de 6% para 21% na electricidade e a intenção de aumentar o imposto sobre o consumo no gasóleo, tabaco, álcool e bebidas gasosas estão também entre as medidas contestadas.

Lusa