O Facebook anunciou novas funcionalidades que permitem ao utilizador tirar melhor partido da presença online, independentemente da qualidade da internet ou o dispositivo por onde acede à rede social.
Optimização da rapidez da ligação
Para ter a certeza que cada utilizador acede às histórias mais relevantes do seu News Feed, independentemente do tipo de dispositivo móvel ou qualidade de ligação, o Facebook deixou de fornecer o upload de vídeos caso a ligação à Internet não tenha qualidade.
Nesta situação, o News Feed disponibilizará menos vídeos e mais actualizações de estados e links.
Selecção das histórias a apresentar
Se o utilizador estiver com uma ligação de menor qualidade, o News Feed demorará mais tempo a carregar/actualizar. Desta forma, o utilizador verá primeiro a história que nesse momento lhe interessa, ao invés de fazer o download de uma panóplia de outras histórias.
Mostrar histórias em ligações de pouca qualidade
Se a ligação for especialmente pobre ou de pouca qualidade, não é possível descarregar histórias no News Feed. Os utilizadores já demonstraram que preferem ver histórias que tenham sido descarregadas antes do que não verem nada, e é o que acontecerá daqui em diante, até terem acesso a uma rede com melhor qualidade.
Por exemplo, em ‘modo voo’ os utilizadores continuam a conseguir consultar histórias previamente descarregadas, ao invés de esperarem por nova ligação. A nova visualização de uma história não implica maior gasto de dados.