Segundo os Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau, às 22:00 (15:00 em Lisboa), o tufão estava a 410 quilómetros a oeste do território e encaminhava-se para noroeste.
O director dos serviços, Fong Soi Kun, disse à Lusa que o tufão já atingiu terra, no sul da China, às 14:00 (07:00 em Lisboa) e que está desde então a perder intensidade.
Ainda assim, as autoridades de Macau mantêm hasteado o sinal 3 de tempestade tropical, o qual só deverá ser levantado dentro de algumas horas, por causa da intensidade que o vento continua a ter, segundo Fong Soi Kun.
A aproximação do tufão Mujigae levou as autoridades de Macau e de Hong Kong a hastearem, no sábado, o sinal 3 de tempestade nas duas regiões (numa escala de 1 a 10 em que não existem os graus 4, 5, 6 e 7), o qual já foi entretanto levando no caso de Hong Kong.
No sábado e ao longo de todo o dia de hoje, o tufão condicionou ligações marítimas em Macau e Hong Kong e, no caso dos transportes aéreos, levou a cancelamentos, atrasos e desvios de voos.
Em Macau, os meios de comunicação locais relataram também casos de quedas de árvores e outras ocorrências a que foram chamados os bombeiros, mas não há registo de feridos.
O sinal 3 de tempestade tropical significa que os ventos poderão ter entre 42 e 62 quilómetros por hora com rajadas de cerca de 110 quilómetros por hora.
Com o sinal 3 hasteado, as autoridades recomendam a recolha de embarcações em abrigos e "portos de segurança", verificar o estado de portas e janelas, a desobstrução das sarjetas e goteiras e o acompanhamento das informações meteorológicas.
Segundo a agência de notícias chinesa Xinhua, 121 pescadores estavam hoje de manhã (madrugada em Lisboa) desaparecidos no norte das Filipinas, um dia depois de o tufão Mujigae ter deixado o arquipélago.
Mais de 190.000 pessoas foram afectadas pelo Mujigae nas Filipinas, segundo as mesmas informações.
Já em Guangdong, na China, quase 39.000 barcos tiveram de regressar ao porto, e as autoridades provinciais ordenaram a suspensão de todos os serviços marítimos e actividades de entretenimento, de acordo com a Rádio e Televisão de Hong Kong (RTHK).
Em todo o sul da China, os ventos e a chuva provocados pelo tufão levaram a deslocar mais de 17 mil pessoas, segundo a agência Xinhua.
O Mujigae é o 22.º tufão que atinge a China este ano.
Lusa