Mourinho perde em casa. Outra vez

Mourinho perde em casa. Outra vez


Sexta derrota da época em 12 jogos (Southampton, 3-1), quatro dias depois do embaraçoso 2-1 no Dragão


Duas vitórias, dois empates e quatro derrotas em oito jornadas. É o currículo de uma equipa pequena, a tentar fugir da despromoção. Ou não? Não, este é o Chelsea na Premier League 2015-16. O campeão inglês continua a afundar-se e acumula a segunda derrota em casa Bridge, agora com o Southampton (3-1), quatro dias depois do embaraçoso 2-1 no Dragão, na Liga dos Campeões.

Já conhecedor da goleada do líder Manchester City sobre o Newcastle (6-1), com cinco golos de Agüero em 21 minutos, o Chelsea saúda o regresso do capitão John Terry. Mourinho escolhe então este onze: Begovic; Ivanovic, Cahill, Terry e Azpilicueta; Ramires, Fàbregas e Willian; Oscar, Hazard e Falcao. O início não poderia ter sido mais prometedor com um fantástico golo de livre directo do brasileiro Willian, aos 10 minutos. A bola sobe e desce de repente para entrar violentamente na baliza. Willian, o homem que já marcara o 1-1 no Dragão, também de livre. Desta vez é o 1-0 aos dez minutos.

O ambiente anima em Stamford Bridge mas é sol de pouca dura. Perto do intervalo (43'), Steven Davies faz o empate, após assistência de Graziano Pelle. O mesmo jogador fabrica a reviravolta com um passe para Sadio Mané. O avançado contorna Terry e toma lá disto ò Begovic, 2-1. O Chelsea aumenta o ritmo e falha rotundamente o assalto à baliza do Southampton. Vai daí, os visitantes aproveitam para fixar o resultado aos 72', num lance em que Azpilicueta perde a bola para Mané. O passe para Pelle é como uma passadeira vermelha para o golo. Pobre Begovic, novamente sem culpas.

Acaba o jogo e Mourinho é a cara do desalento. Quatro derrotas em oito jornadas do campeonato, seis em 12 jogos esta época. É muito mau. O Chelsea está no 16.º lugar, com oito pontos, mais perto da 2.ª divisão (quatro) do que da Europa (cinco). É o pior arranque de sempre do treinador português e a segunda vez que acumula duas derrotas em casa para o mesmo campeonato, após aquela experiência no Real Madrid em 2010-11 (curiosamente, também depois de se ter sagrado campeão nacional). Nessa altura, o Sporting Gijón (1-0) e o Saragoça (3-2) silenciam o Bernabéu. Em 2015-16, é Crystal Palace mais Southampton a atrapalhar o caminho de Mourinho. O próximo jogo está marcado para sábado, 17 de Outubro, com o Aston Villa, em Stamford Bridge.