Trás-os-Montes. ASAE lança fiscalização relâmpago a fábricas de fumeiro

Trás-os-Montes. ASAE lança fiscalização relâmpago a fábricas de fumeiro


Fonte oficial confirma acções de fiscalização, na sequência de casos de botulismo. Poderão já ter sido encerradas esta manhã três fábricas da região.


A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) tem neste momento em curso operações de fiscalização em várias fábricas de fumeiro, na região de Trás-os-Montes.

{relacionados}

Fonte oficial daquele organismo confirmou ao i que "há diligências em curso", mas cujo desfecho ainda não pode ser avançado.

No entanto, fontes locais avançam ao i que três fábricas de fumeiro terão já sido encerradas. A informação carece, para já, de confirmação oficial.

Estas operações simultâneas surgem na sequência das notícias publicadas há uma semana que davam conta da existência de três casos de botulismo  – uma doença que pode levar à morte – detectados em pessoas que consumiram produtos de charcutaria. Na origem desses casos poderão estar alheiras comercializadas com a marca "Origem Transmontana".

Depois de terem sido detectados os casos, foram recolhidas análises de produtos daquela marca, cujos resultados ainda não são conhecidos. A "Origem Transmontana" é detida pelo ex-concorrente do concurso de televisão de culinária Masterchef, transmitido na TVI e todos os produtos foram já retirados do mercado.