Ossadas de familiares de Camilo Castelo Branco trasladadas para Famalicão

Ossadas de familiares de Camilo Castelo Branco trasladadas para Famalicão


Numa iniciativa da câmara municipal.


As ossadas de alguns familiares do escritor Camilo Castelo Branco vão ser trasladadas para o cemitério de São Miguel de Seide, em Famalicão, terra onde viveram, durante um encontro sobre a vida e obra do romancista.

O director da Casa de Camilo, José Manuel Oliveira, afirmou à Lusa que a 2.ª edição dos Encontros Camilianos de São Miguel de Seide, entre 9 e 10 de Outubro, vai ficar marcada pela trasladação das ossadas da mulher, filho, neta, nora e pai da nora do romancista para esta freguesia de Vila Nova de Famalicão, em Braga.

Esta iniciativa é realizada pela câmara local que a considera um “acto de justiça” para com a memória de Camilo Castelo Branco, acrescentando que os familiares regressam “à sua terra, ao seu lar e onde foram felizes”.

Camilo Castelo Branco, a seu pedido, está sepultado no jazigo de um amigo, João António de Freitas Fortuna, no cemitério da Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, Porto, onde permanece.

Além disto, o programa contempla um roteiro cultural e concurso fotográfico no Santuário de Bom Jesus do Monte, Braga, a exibição de uma peça teatral, a antestreia do documentário “Escritores a Norte – Vidas com Obras em Casas d’Escrita: Episódio dedicado a Camilo Castelo Branco” e visita à sua casa-museu.

Durante dois dias, investigadores universitários vão reflectir sobre Camilo como, por exemplo, sobre a presença do rio Douro na sua obra, explicou José Manuel Oliveira.

O objectivo dos encontros é “promover o debate e a reflexão interdisciplinar em torno das temáticas camilianas, contribuindo para a melhor divulgação da vida e da obra do romancista”, referiu.

Este ano, os Encontros Camilianos comemoram o 190.º aniversário do seu nascimento e os 100 anos sobre o incêndio que destruiu a sua moradia na aldeia de São Miguel de Seide, local onde passou parte significativa da sua vida, apesar de ter nascido em Lisboa.

Lusa