França tem quase um milhão de carros VW afectados pelas emissões fraudulentas

França tem quase um milhão de carros VW afectados pelas emissões fraudulentas


Portugal tem 94.400 carros manipulados


O grupo Volkswagen anunciou hoje que em França há 948.064 veículos equipados com os motores afectados pela manipulação de dados de emissões levada a cabo pela empresa em todo o mundo.

Uma porta-voz do grupo Volkswagen disse à agência EFE que os carros afectados incluem as marcas Volkswagen (574.259 unidades), Seat (93.388), Audi (189.322), Skoda (66.572) e Volkswagen Veículos Comerciais (24.523), avança a Lusa.

Os clientes dos veículos serão contactados "rapidamente nos próximos dias", acrescentou a porta-voz, no qual a empresa vai colocar à disposição um número de telefone específico para gerir o caso junto dos clientes em França.

Recorde-se que, a SIVA, importador das marcas Volkswagen, Audi e Skoda, anunciou que existem em Portugal 94.400 automóveis afectados pela alteração de ‘software' que provoca a adulteração de emissões nos motores diesel do tipo "EA 189".

No total, existem 53.761 unidades da Volkswagen e Volkswagen Veículos Comerciais, 31.839 Audi e 8.800 Skoda, todos com estes TDI homologados ainda sob a norma Euro 5.

França vai analisar

A ministra francesa do Ambiente, Ségolène Royal, que na semana passada disse que iria fazer testes aleatórios para verificar se os carros a circular em França não têm dispositivos de manipulação, sublinhou hoje que esses controles vão ser efectuados em empresas de aluguer de automóveis e em particulares que se voluntariem.

Esta decisão surge após a Volkswagen ter admitido que 11 milhões de veículos em todo o mundo tinham sido equipados com o motor de tipo EA189, na qual as autoridades dos Estados Unidos detectaram um 'software' que manipulava os testes de níveis de emissões de gases poluentes.

O escândalo manchou o nome da Volkswagen, deixando-a exposta a milhares de milhões de dólares em multas nos Estados Unidos, com investigações desde a Noruega até à Índia, o que levou a empresa a uma desvalorização de um terço do seu valor em bolsa numa semana.

Na última sexta-feira, após uma maratona de reuniões de crise, o Conselho de Supervisão da líder de mercado mundial de automóveis designou o presidente da Porsche, Matthias Mueller, para substituir Martin Winterkorn como presidente executivo do grupo alemão.