O que é o botulismo alimentar?
É uma intoxicação alimentar rara mas potencialmente fatal causada por toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados ou mal conservados. Os problemas costumam surgir em fumeiro mas também nos produtos enlatados, por exemplo, aqueles cujas embalagens estão danificadas.
{relacionados}
Quais são os sintomas?
Os primeiros sintomas são boca seca e visão dupla, geralmente o primeiro sinal alarme, já que se trata de uma infecção que compromete o sistema nervoso central. Posteriormente podem surgir outros sinais como vómitos, diarreia e fraqueza muscular. Em casos de infecção severa, a letalidade ronda os 10%.
Quanto tempo está a doença em incubação?
Geralmente de 12 a 36 horas, mas pode demorar oito dias a manifestar-se.
Os produtos confeccionados também representam risco?
Se o produto for bem cozinhado, esta bactéria tal como as restantes morre quando exposta a temperaturas elevadas e as toxinas são inactivas. Basta o aquecimento a 80ºC por 10 minutos ou algo equivalente. Contudo o mau manuseamento dos alimentos, nomeadamente pôr produtos contaminados em contacto com produtos que vão ser servidos crus, pode aumentar o risco.
Qual é o tratamento?
Existem antibotulínicos, que actuam directamente contra as toxinas libertadas pela Clostridium botulinum. O doente pode precisar de oxigénio e acompanhamento em cuidados intensivos.