Importador belga suspende venda de 3.200 veículos suspeitos da Volkswagen

Importador belga suspende venda de 3.200 veículos suspeitos da Volkswagen


Ministro da Economia belga adiantou que estarão 500 mil veículos com chip.


Um importador belga de automóveis decidiu suspender a comercialização de 3.200 veículos devido à suspeita de que poderiam estar equipados com o software da Volkswagen que permite manipular as emissões poluentes.

O importador de automóveis D'leteren Auto decidiu tomar esta “medida de precaução” à espera de que a Volkswagen divulgue uma lista completa e detalhada dos veículos equipados com o ‘software’ que manipula as emissões de gases poluentes.

Os veículos suspensos de serem comercializados estão abrangidos pela norma europeia Euro 5 de emissões e estão equipados com motores a diesel do tipo EA189.

Uma vez que a lista seja tornada pública, o grupo D'leteren vai notificar cada um dos seus clientes afectados, salienta a imprensa belga, citada pela agência Efe.

O importador de automóveis belga D'leteren Auto não confirmou, no entanto, a lista de 500 mil veículos a diesel que estarão equipados com aquele software na Bélgica. Este número foi avançado pelo ministro da Economia belga, Kris Peeters, na semana passada.

A Volkswagen provocou indignação mundial quando admitiu que 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo estão equipados com os chamados dispositivos de desactivação que activam controlos de poluição durante os testes, mas automaticamente os desligam quando o carro está em condução.

O escândalo manchou o nome da Volkswagen, deixando-a exposta a milhares de milhões de dólares em multas nos Estados Unidos, com investigações desde a Noruega até à Índia, e que desvalorizou a empresa num terço do seu valor em bolsa numa semana.

Na última sexta-feira, após uma maratona de reuniões de crise, o conselho de supervisão da líder de mercado mundial de automóveis designou o presidente da Porsche, Matthias Mueller, para substituir Martin Winterkorn como presidente executivo do grupo alemão.

As autoridades alemãs estabeleceram um cronograma até 07 de Outubro exigindo ao grupo Volkswagen que garanta até essa data que todos os carros a gasóleo cumpram as normas nacionais de emissões sem usar a tecnologia que defraudou os resultados dos testes.