Esta campanha tem sido esclarecedora?
s pessoas sabem que não há grandes saídas. Mesmo os da esquerda deixaram de ser muito de esquerda. Só dizem mal do PS para conquistar votos. Não se vê nenhuma proposta de exterma-esquerda. ACatarina Martins só diz que quer a nacionalização da banca e assim umas coisas clássicas… De resto não mete medo a ninguém.
Isso faz com que a coligação possa ganhar?
s pessoas deixaram de acreditar que o PS pode ser uma alternativa. E dizem: se não há alternativa, então vamos ficar com o que temos. Tudo indica que a coligação vai vencer. Há duas semanas diria que não, mas a tendência é clara. As pessoas já não acreditam nas promessas do PS.
Se a coligação vencer sem maioria absoluta também terá dificuldades em governar. Qual será a solução? Ninguém tem resposta. Poderá ser um grande sarilho constitucional e pode ser até que venha a provocar uma mudança na Constituição. Têm que arranjar um sistema como o grego em que o que fica à frente leva mais 50 deputados. Um sistema que permita maiorias absolutas.
Acha que os partidos não se conseguirão entender?
Se o PS perder, o Costa demite-se e vai alguém que queira fazer uma coligação com o PSD. O Francisco Assis, por exemplo. O problema é que esse processo demora muito tempo.
O Bloco Central seria uma solução…
É a única. Não há mais nenhuma.