Courtney Conlogue. Como ser a número 1 no Guincho


Norte-americana venceu final do Cascais Women’s Pro e recuperou liderança do ranking mundial


Courtney Conlogue venceu o Cascais Women’s Pro, oitava etapa do circuito feminino, que trouxe a Portugal as melhores surfistas do mundo. A norte-americana bateu na final a compatriota Lakey Peterson, com 16,10 pontos contra 12,34. Com Carissa Moore eliminada na ronda 4, Conlogue recuperou no Guincho a liderança do ranking mundial, quando faltam apenas duas provas para o final da temporada.

Antes de viajar para Portugal, Conlogue perdera o n.º1 em Trestles –  foi Carissa que levantou o troféu nos EUA. A havaiana mantém-se, no entanto, muito perto da californiana: apenas 2 300 pontos as separam no ranking. “Estou muito feliz por ter reconquistado a liderança do circuito. Cheguei ao Cascais Women’s Pro com o objectivo de ganhar o evento, sem sequer pensar no ranking, e correu bem”, confessou Courtney.

Antes, a norte-americana batera Sally Fitzgibbons, 3.a do ranking, na meia-final; Lakey eliminara Tatiana Weston-Webb para garantir a presença na bateria decisiva do evento que se disputou na praia do Guincho.

O triunfo em Portugal foi o terceiro da temporada, depois de Margaret River (Austrália) e Rio de Janeiro. “Estou apenas focada em vencer baterias e provas. Mas ter a camisola amarela de volta vai ser bom – não gostei de a ter só durante um evento”, confessou Conlogue. A norte--americana persegue o primeiro título mundial, com Carissa (campeã em 2011 e 2013) bem pertinho. A australiana Sally Fitzgibbons também terá uma palavra a dizer nesta luta.