Pordata. A base de dados é aplaudida de pé no seu quinto aniversário

Pordata. A base de dados é aplaudida de pé no seu quinto aniversário


Cinco anos de Pordata são celebrados com casa cheia, em Lisboa.


Alexandre Soares dos Santos, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Francisco Manuel dos Santos foi incisivo: a Pordata "é a prova de que sector público e privado podem funcionar muitíssimo bem em conjunto", aproveitando para agradever a disponibilidade e empenho do Instituto Nacional de Estatística em colaborar com a Pordata.

{relacionados}

A base de dados do Portugal contemporâneo celebra este ano o seu quinto aniversário num evento que tem lugar no Teatro Nacional D. Maria II, que se encheu para aplaudir o trabalho da Pordata mas também para ouvir Hans Rosling, fundador da Gapminder, que a meio da tarde vai falar aos participantes.

A Pordata conta actualmente com mais de três mil quadros distribuídos por dezassete temas principais, e está em constante actualização. Para Soares dos Santos, só através desta actualiação constante, sÓ através da incessante busca por respostas, é possível ter um país melhor. "A verdadeira liberdade não existe sem a consciência, pelo que a informação deve preceder a opinião”, referiu Soares dos Santos na abertura da cerimónia. “Acreditamos que mais e melhor informação” permite melhores escolhas. Se o conhecimento não p.ode ter limites, também o auto-conhecimento do país não o tem", lembrou.

E recordou também António Barreto, primeiro presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, a quem agradeceu a ideia de criar a Pordata, hoje em dia uma das mais usadas bases de dados do país, e já premiada pelas Nações Unidas pela qualidade e inovação. Para Maria João Valente Rosa, Barreto é o "pai da Pordata", que ela própria lidera e que conduziu durante estes cinco anos.

"Com apenas cinco anos de idade, a Pordata é ainda uma pequena criança, mas apesar de muito nova tem inúmeras histórias para contar e já permitiu que outros contassem histórias através dela. Não é fruto de um acaso, mas das circunstâncias", sublinhou a demógrafa, também durante a cerimónia de abertura, que antecedeu a palestra de Rosling.

Durante a tarde, a Fundação Francisco Manuel dos Santos vai ainda apresentar ao público a Pordata Kids, uma base de dads que arruma os dados da Pordata de forma a que os mais pequenos se interessem, os entendam e que procurem saber mais sobre o país.