A Comissão Europeia garantiu, esta terça-feira, que ainda é "prematuro" lançar uma investigação europeia sobre se a Volkswagen terá ou não falseado as emissões de gases poluentes após o escândalo nos Estados Unidos.
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O porta-voz da Comissão Europeia, Lucia Caudet referiu que está “a acompanhar o assunto com seriedade", acrescentando que Bruxelas está em contacto com as autoridades norte-americanas e o grupo Volkswagen.
"As investigações estão em curso dentro da Volkswagen, bem como nos Estados Unidos e na Alemanha. Portanto, é prematuro comentar se vão ser estabelecidas medidas específicas de vigilância também na Europa e se os veículos vendidos pela Volkswagen na Europa também estarão afectados", acrescentou.
A Comissão Europeia é responsável por definir os limites de poluição nos carros e os procedimentos de teste, mas não tem controlo sobre a execução, que está a cargo das autoridades nacionais.
Recorde-se que, o ministro das Finanças de França já pediu uma investigação "em toda a Europa" após a revelação de que os carros a gasóleo da Volkswagen estavam munidos de um 'software' que, secretamente, falseava os testes de poluição nos Estados Unidos.
UE proíbe "dispositivos manipuladores"
A União Europeia proíbe os chamados "dispositivos manipuladores" que têm estado no centro do escândalo nos Estados Unidos.
O grupo Volkswagen anunciou hoje que mais de 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo foram equipados com um determinado tipo de motor que poderia distorcer os dados de emissões.
Em comunicado, o grupo faz questão de esclarecer que "os veículos novos do grupo Volkswagen com motores diesel UE 6, actualmente disponíveis na União Europeia, estão em conformidade com os requisitos legais e as normas ambientais", mas que os veículos "com motores tipo EA 189, envolvendo cerca de onze milhões de automóveis em todo o mundo", poderão ter discrepâncias nos dados das emissões.
A Volkswagen acrescenta estar a trabalhar "intensamente para eliminar as discrepâncias através de medidas técnicas", estando em contacto com as autoridades competentes, principalmente a KBA (Autoridade Federal Alemã de Transportes).
Acções continuam a cair
A queda da cotação das acções da Volkswagen, de mais de 20% às 11:25 em Lisboa, estava a arrastar a bolsa de Frankfurt e as restantes praças europeias.
Às 11:25 em Lisboa, os títulos estavam a cair 20,42% para 105,20 euros e a arrastar o principal índice da bolsa de Frankfurt, o DAX, que estava a cair 3%.
À mesma hora, o EuroStoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava a cair 2,92% para 3.091,65 pontos e as bolsas de Londres, Paris, Madrid e Milão registavam perdas superiores a 2%.