O SATA Azores Pro, prova QS10000, arrancou esta terça-feira na ilha de São Miguel. Dos nove portugueses em prova, quatro já estão apurados para a ronda 2, quando falta apenas vasco Ribeiro entrar em acção. Marlon Lipke (86.º no ranking WQS), Pedro Henrique (42.º), José Ferreira (99.º) e Frederico Morais (80.º) passaram as suas baterias da primeira ronda e já garantiram um lugar entre os 48 surfistas que se vão manter em prova (dos 96 inscritos).
Por outro lado, Nic Von Rupp (101.º), Tiago Pires (116.º), Tomás Fernandes (103.º) e Jacome Correia (29.º no junior ranking) foram eliminados e terminaram hoje a sua participação na prova nacional, que conta com vários atletas do Championship Tour (CT).
Vasco Ribeiro entrará na água na bateria 24 da ronda 1. A prova foi interrompida esta terça-feira ao fim de 22 heats, por isso o campeão mundial junior só competirá no reinício do evento.
Os QS10000 são as provas mais pontuadas do circuito de qualificação, e um bom resultado nas ondas açorianas pode relançar os atletas que tentam subir no ranking para alcançar a elite mundial do surf. O Sata Azores Pro decorre até ao dia 27 deste mês.
Para ver a prova em directo e os resultados, clique aqui.
(Artigo actualizado às 21h07)