Costa separa águas. Grécia “não tem nada a ver” com Portugal

Costa separa águas. Grécia “não tem nada a ver” com Portugal


O líder socialista diz apenas que vitória do Syriza permite “virar a página da crise da zona euro”.


António Costa travou este domingo qualquer paralelismo entre as eleições gregas e as eleições portuguesas. “O que se discute em Portugal não tem nada a ver com o que se discute na Grécia”, disse o líder socialista num comentário à vitória eleitoral do Syriza.

Perante a pergunta se a vitória de Tsipras é um bom sinal para Portugal, Costa é claro na separação de águas e apenas espera que “os gregos possam encontrar tranquilidade e que isso contribua também para virarmos a página da crise da zona euro e reforçar em todos os países da zona euro a tranquilidade e serenidade necessárias”. E especificou: “O que se discute em Portugal é saber que caminhos vamos seguir a partir de 4 de Outubro, se vamos prosseguir a trajectória que nos tem conduzido ao aumento do endividamento, à estagnação do crescimento e aumento do desemprego e da pobreza, ou se viramos a página para podermos relançar a economia”.

Sobre a Grécia em concreto, o secretário-geral socialista deseja que “encontre agora um caminho de estabilidade que lhe permita encontrar o caminho do crescimento e que sobretudo aliviar o sofrimento que a austeridade tem imposto ao povo grego ao longo dos anos”.