Vêm aí novas funcionalidades para a televisão da Vodafone Portugal

Vêm aí novas funcionalidades para a televisão da Vodafone Portugal


Com a recente implementação da Alcatel-Lucent vai ser possível gravar programas na Cloud e reproduzi-los a partir de qualquer dispositivo conectado.


Uma mão lava a outra. Assim se poderia resumir a recente implementação da tecnologia DVR da Alcatel-Lucent (baseada na Cloud) nas infra-estruturas da Vodafone Portugal.  Esta implementação significa que a Vodafone Portugal vai passar a poder permitir a disponibilização de novos serviços (“catch-up e Restart TV”), bem como a gravação e armazenamento de programas na Cloud para reprodução posterior, a partir de qualquer aparelho conectado à internet.

Da óptica do consumidor, em particular do cliente dos serviços de televisão da Vodafone Portugal, isto quer dizer que vai ser possível passar a ver televisão em qualquer lugar com acesso à internet. Quanto à operadora, também sai a ganhar com a nova aquisição já que vai passar a reduzir os seus custos operacionais.

Como funciona

Após a implementação da tecnologia Cloud DVR, os clientes da Vodafone Portugal podem gravar os seus programas de televisão preferidos e armazená-los na nuvem. A partir daqui será fácil aceder a estes conteúdos a partir de qualquer dispositivo.

“Graças a esta solução a Vodafone Portugal vai também conseguir oferecer outras funcionalidades, como a ‘pause live’ e o ‘restart’ – que permite rapidamente colocar no início ou pausar o programa de televisão”, explica a Alcatel-Lucent em comunicado de imprensa.

A nova plataforma inclui o Video Recording Manager (VRM) da Alcatel-Lucent, que é o responsável pelo arranque e pelo controlo do processo de gravação. O VRM comunica de seguida com uma outra tecnologia – STB Mediaroom Client – já implementada na rede da Vodafone de forma a receber o horário dos programas e a informação do utilizador final. É  também esta tecnologia que gere as permissões de acesso a determinados conteúdos por parte do utilizador.

"A plataforma Cloud DVR da Alcatel-Lucent permite à Vodafone a oferta de um catálogo de serviços ainda mais ricos, que assegura uma experiência de vídeo superior, mais flexível e mais conveniente aos nossos clientes. Além disto, garante uma poupança imediata de custos e oferece o potencial de eliminar os custos e a complexidade associada às set-top boxes" comenta Pedro Duarte, TV & Video Services Manager da Vodafone Portugal.