Táctico Daniel Oliveira não acredita que a abertura manifestada pelo BE para negociar uma solução de governo com o PS seja real. “Não é a primeira vez que o BE se mostra disponível. Tem-no feito em quase todas as eleições, mas depois das legislativas o discurso muda”, afirmou ao i.
{relacionados}
Apoiante do Livre/Tempo de Avançar, Daniel Oliveira ressalva que fala a título pessoal, como comentador. E é nesta condição que afirma que, a ser uma mudança estratégica, então “aconteceu uma revolução silenciosa, uma alteração de 180 graus no discurso do Bloco de Esquerda num só dia”.
Daniel Oliveira (que foi militante e dirigente do partido, que deixou em 2013) acrescenta ainda que “o Bloco está a apresentar condições menos exigentes que o Livre/Tempo de Avançar ou qualquer outro partido de esquerda” para negociar um acordo com o PS – “Se o BE acusa os outros de ser uma muleta [do PS], se o Livre/Tempo de Avançar é uma muleta, então o BE é um andarilho”. A disponibilidade manifestada agora prova uma coisa, acrescenta: “O BE e o PCP já perceberam que há um sentimento nos eleitores de esquerda de que isto [a procura de um entendimento com os socialistas] é necessário”.