Se não souber distinguir um iPhone 6S de um iPhone 6, saiba que não se encontra sozinho. Mais do que novos modelos, as propostas introduzidas em 2015 pela Apple são acima de tudo actualizações aos dispositivos lançados no ano passado, o que explica o porquê de muitas das actualizações sofridas não serem imediatamente aparentes.
Entre as alterações mais significativas destacaram-se os ecrãs dos novos iPhones (3D Touch) e o ‘salto’ na resolução da câmara digital do telefone, que agora tem 12 MP. Nenhuma destas alterações é imediatamente aparente para o consumidor comum.
3D Touch
Talvez a maior novidade nos iPhones de 2015. A tecnologia 3D Touch já se encontra presente noutros produtos da Apple, incluindo a sua linha de computadores portáteis. No caso do iPhone 6S, contudo, as suas aplicações práticas vão muito além do simples suporte para gestos diferentes: o ecrã do iPhone 6S é agora sensível às diferentes pressões do toque, o que significa que é capaz de reconhecer até diferentes níveis de pressão do mesmo gesto.
Isto quer dizer que é possível carregar levemente num URL só para ver a preview do mesmo, sem que seja necessário sair da aplicação que se encontrar a correr na altura. Ou então, quando pressionar numa data de um e-mail, poderá ver qual o aspecto do seu calendário quando tiver esse evento agendado.
Câmaras digitais
As câmaras também foram das actualizações mais notáveis nos iPhones de 2015. Agora com 12 MP, e com suporte para gravação de vídeos com resolução 4K, a única diferença está mesmo no suporte exclusivo do iPhone 6S Plus para estabilização óptica de imagem (que o iPhone 6S não oferece).
Juntamente com as novas câmaras chega-nos um novo modo chamado Live Photos, que permite acrescentar alguns segundos de movimento às imagens (antes e depois), à semelhança de um GIF. O Facebook irá suportar Live Photos.
Já a câmara frontal passou de 1.2 MP para 5 MP, o que se torna numa melhoria significativa para quem passa a maior parte do tempo a tirar selfies. Nenhuma destas mudanças, contudo, parece justificar o investimento nos novos smartphones para quem já possuir as versões de 2014.
Desempenho superior
Como seria de esperar, o desempenho foi outra das áreas a sofrer actualizações com os recentes iPhones. Graças ao novo processador A9, tanto o iPhone 6S como o 6S Plus oferecem um desempenho até 70% superior aos moelos de 2014, além de um desempenho gráfico superior em 90% – o que combinado com os seus novos ecrãs, bem como com os seus 2 GB de RAM, os converte em máquinas ideais para jogos mais exigentes.