França e Espanha vão voltar a encontrar-se nas meias-finais de um Europeu de basquetebol. Dois anos depois de os gauleses terem levado a melhor no prolongamento (75-72), os países vizinhos vão discutir o acesso ao jogo decisivo em Lille.
Nos quartos-de-final, a Espanha foi a primeira a garantir a vaga. Frente à Grécia, que seguia apenas com vitórias, Pau Gasol foi o jogador mais decisivo no triunfo (73-71). Com 27 pontos e nove ressaltos, o espanhol aguentou a equipa quando a Espanha teve um período de quebra no terceiro período e marcou onze consecutivamente. No entanto, foi também ele que manteve a Grécia no encontro com pouco mais de dois segundos para jogar. Ao falhar o segundo lance livre, permitiu um último lançamento desesperado a Giannis Antetokounmpo, do meio-campo, que daria o triunfo. O jogador dos Milwaukee Bucks falhou mas ainda assim terminou o encontro com 12 pontos e 17 ressaltos.
A França também chegou a atravessar por dificuldades na primeira parte mas afastou a Letónia com um triunfo por 84-70, num encontro em que Tony Parker marcou 18 pontos e registou seis assistências.
Para amanhã estão reservados os outros dois encontros dos quartos-de-final: Sérvia-Rep. Checa e Itália-Lituânia.
O França-Espanha joga-se na quinta-feira às 20h00.