A campanha "EDP: Um século de Energia" foi lançada no Verão e o vencedor já está escolhido. Uma família de Sandim, Vila Nova de Gaia, apaixonada pelo folclore, garantiu cem anos de electricidade gratuita com o vídeo que levou a concurso e que mostrava como várias gerações se dedicam à música e dança folclóricas. Ao todo, são 18 os 'Oliveiras' que se dedicam ao folclore, o que deu nome ao vídeo vencedor: "A energia do folclore"
O documentário "1 século de Energia", realizado por Manoel de Oliveira pouco tempo antes da sua morte, serviu de inspiração aos concorrentes. o cineasta morreria durante a fase de pós-produção do documentário. O produto final seria apresentado pelo neto do realizador, Ricardo Trêpa, no incío de Junho.
A campanha, que recebeu o mesmo nome, pretendia "homenagear a excelência das famílias, através do retrato de várias gerações de duas famílias reais – uma de bailarinas e outra de músicos", explica a EDP em nota enviada às redacções. O júri final da campanha foi constituído por um elemento da EDP e por um membro da família de Manoel de Oliveira.
Quanto aos cem anos de energia..naturalmente que não é preciso ser imortal! A validade da oferta de energia eléctrica passará de pais para filhos durante um século.
Pode ver o vídeo da família vencedora no site www.energia.edp.pt