{relacionados}
Pagamentos
• Para fazer um pagamento contactless é necessário que tanto o cartão como o TPA disponham desta nova tecnologia. Após a introdução e confirmação do valor da compra por parte do comerciante, o TPA exibe a mensagem “apresentar cartão”. Depois disso, o titular do cartão apenas necessita de aproximar o seu cartão e a compra é processada de imediato, sendo impresso o talão de confirmação da transacção.
• Nem os clientes nem os comerciantes terão de suportar qualquer valor ou taxa adicional face ao praticado actualmente.
Segurança
• A tecnologia permite a realização de pagamentos de baixo valor, até um máximo de 20 euros.
• Quando este valor é excedido, o TPA solicita a introdução do código PIN, isto independentemente de quando tiver sido feita a última transacção.
• Em caso de roubo, o cliente deve comunicar à respectiva entidade emissora, embora o montante utilizado indevidamente seja da responsabilidade do titular. Após o pedido de cancelamento, é da responsabilidade da entidade emissora do cartão restituir o valor utilizado indevidamente ao titular do cartão.
Uso
• Mesmo que o cartão disponha da tecnologia contactless, o titular pode optar por realizar os pagamentos sem esse recurso. Para isso, o cartão deve ser introduzido no TPA e o cliente bancário tem de validar a operação através da inserção do respectivo PIN, tal como sucede na utilização de cartões sem esta tecnologia.
• Os cartões com esta tecnologia também podem ser utilizados em TPA que não se encontrem preparados para receber pagamentos contactless.