Eurobasket-2015. No tudo ou nada, a Espanha sobreviveu

Eurobasket-2015. No tudo ou nada, a Espanha sobreviveu


Pau Gasol e companhia venceram a anfitriã Alemanha por 77-76.


A Espanha entrou para o quinto e último jogo do grupo B do Eurobasket-2015 com a corda no pescoço, pronta a ser apertada pela Alemanha, a anfitriã da competição. Com duas derrotas, os espanhóis apareceram neste quinto jogo quase com a certeza que só chegariam aos oitavos-de-final da competição com uma vitória. Quase, porque podiam dar-se ao luxo de perder com a Alemanha, por mais de 50 pontos, mas teriam de esperar por uma vitória da Islândia sobre a Turquia, algo muito pouco provável.

Por outro lado, a Alemanha sabia que com a vitória também garantiria a passagem aos oitavos-de-final. Era o tudo ou nada, e isso notou-se em alguns momentos do jogo. Mesmo assim, a maior qualidade e experiência dos jogadores espanhóis prevaleceu, que foram dominando o jogo com uma certa vantagem. Mas o pior aconteceu no final, com a Alemanha a acertar dois triplos consecutivos, colocando-se a apenas um ponto. 

Neste momento, a Alemanha decidiu recorrer à falta, por duas vezes, sempre sobre Sergio Llull, que acertou os quatro lances livres. Com um último ataque para empatar o jogo, e a três pontos de distância, Dennis Schröder assumiu a responsabilidade e conquistou uma falta no lançamento de triplo, numa jogada claramente mal avaliada pelos árbitros. Com todos os alemães no pavilhão a pedirem intervenção divina, Schröder falhou apenas o último lançamento, dando a estocada final nas aspirações alemãs, e colocando os espanhóis em festa.

Agora, e dependendo dos resultados, Espanha tanto poderá passar no segundo ou no terceiro lugar.