Rádios Universitárias do Algarve e do Minho representam Portugal no Parlamento Europeu

Rádios Universitárias do Algarve e do Minho representam Portugal no Parlamento Europeu


O primeiro programa é dia 9 de setembro.


As Rádios Universitárias do Minho (RUM) e do Algarve (RUA) vão representar Portugal no projeto "Europhonica", desenvolvido pelo Parlamento Europeu e que vai levar jovens de vários países a fazer programas radiofónicos em direto de Estrasburgo.

Todos os meses, uma equipa editorial internacional vai estar três dias no Parlamento Europeu, onde vai realizar um programa com duração de uma hora, transmitido a partir da “Vox Box”, transmitido em cada uma das estações de rádio presentes.

O projeto, explica a RUM em comunicado enviado ao jornal i, tem como objetivo transmitir aos diferentes públicos de rádio um melhor conhecimento das instituições europeias e do que lá é discutido, despoletando o interesse pela política europeia. A coordenadora de produção da RUA, Sónia Rosa, acrescenta que a intenção do projeto é "educar" o público das rádios académicas e "aproximá-lo" da Europa.

Daniel Silva, diretor de informação da Rádio universitária do Minho, levanta um pouco o véu sobre a colaboração portuguesa no projeto: “Iremos ter eurodeputados portugueses como convidados em todos os programas, falaremos de temas pertinentes que vão marcando a atualidade europeia que assume repercussões no nosso país”.

A primeira emissão do "Europhonica" é dia 9 de setembro e será transmitido, em Portugal, pela RUM (frequência 97.5) e pela RUA (102.7), em simultâneo, e ainda em www.rum.pt e www.rua.pt.