Costa abre polémica ao propor que refugiados podem limpar florestas

Costa abre polémica ao propor que refugiados podem limpar florestas


Deputado do PSD diz que sugestão do líder do PS é “é uma vergonha para Portugal”.


António Costa abriu mais uma polémica na campanha eleitoral. O líder socialista admitiu que os refugiados que o país venha a acolher podem fazer trabalhos nas florestas ou na agricultura. Num debate sobre políticas sociais, em Alverca, Costa defendeu que, perante a falta de mão-de-obra para a manutenção das florestas, Portugal poderia criar “uma nova oportunidade de vida” para estas pessoas.

A sugestão do secretário-geral do PS gerou uma onda de críticas. Vários candidatos e dirigentes do PSD criticaram nas redes sociais o líder socialista. Virgílio Macedo, líder da distrital do Porto, diz que Costa “vai de mal a pior”. “Se fosse o Pedro Passos Coelho a dizer isto no mínimo era comparado a Hitler”, acrescenta o deputado.

O deputado social-democrata Luís Vales diz que é “uma vergonha” para Portugal a postura assumida pelo líder do PS. “É revoltante esta afirmação (…) É uma vergonha para Portugal, o líder no maior partido da oposição fazer esta afirmação”.

Duarte Marques, deputado e ex-líder da JSD, também critica Costa. “Solução de António Costa para os refugiados: ‘vão limpar as matas’. É o chamado proveito de oportunidade socialista. Deve ter assistido à conferência do Orban”, escreve o deputado do PSD, na sua página de Facebook.