Serena Williams é a melhor tenista da actualidade e, para alguns, a número um de todos os tempos. Com 21 grand slams conquistados, não tem qualquer concorrência no presente, já que a segunda com mais triunfos neste campo, Maria Sharapova, conta apenas com cinco troféus deste género no bolso.
No ranking WTA, os pontos de Serena Williams são mais que os de Simona Halep, segunda da lista, e Maria Sharapova, terceira, juntas. Em tudo o que se lembrar que esteja relacionado com proezas nos courts, a mais nova das Williams é superior. Mas no que toca a fazer dinheiro com patrocínios, Sharapova é a rainha, com cerca 20 milhões de euros arrecadados no último ano, contra 11,35 de Serena.
Numa entrevista à New York Times Magazine, Serena Williams não se inibiu de comentar estes valores, afirmando que é uma decisão dos patrocinadores optarem por uma tenista branca e loira. “Tenho muitos patrocinadores contentes por poderem trabalhar comigo. Não posso dizer que deveria ganhar mais porque venço mais no court. Estou contente por ela, porque trabalhou muito também. Há dinheiro para todos em cima da mesa. Temos de ser positivos para que uma pessoa negra possa vir a ser a número um dessa lista”, concluiu Serena.
No caso do circuito masculino, também acontece algo semelhante, com Roger Federer a ganhar muito mais do que Novak Djokovic, embora o sérvio seja o número um do ranking ATP. Mas neste caso os valores são também eles muito diferentes, já que Federer amealhou cerca de 50 milhões de euros e Djokovic 27, quantias muito superiores às que são distribuídas entre as mulheres.