A Roménia vai reforçar a segurança da sua fronteira com a Sérvia para prevenir um possível afluxo maciço de refugiados, anunciou esta quinta-feira o vice-primeiro-ministro romeno, Gabriel Oprea.
“Decidimos esta quinta-feira reforçar as medidas de segurança na fronteira com a Sérvia”, declarou Gabriel Oprea depois de uma reunião com o Comité Nacional, composto por vários ministérios.
Para deter um fluxo maciço de migrantes que podem tentar chegar a solo europeu através da Roménia, o vice-primeiro-ministro vai intensificar a cooperação entre as autoridades de segurança das fronteiras e aumentar a capacidade operacional das acções conjuntas com a Sérvia.
“Por enquanto, a Roménia ainda não sofre uma pressão migratória”, disse o vice-primeiro-ministro, acrescentando que o número de pedidos de asilo "permanecem iguais aos do ano passado".
Apesar disso, e em consequência do aumento do fluxo migratório nos países de Balcãs ocidentais, a Roménia está a analisar a hipótese de “desenvolver, de forma preventiva, as infra-estruturas necessárias para o crescimento da sua capacidade de acolher e gerir um grande número de migrantes”, acrescentou.
Actualmente, os seis centros regionais de acolhimento locais, com a capacidade de receber 1.500 pessoas, têm uma taxa de ocupação de cerca de 20%.
Lusa