Coruche. Produtores de milho apresentam tecnologias ecoeficientes a Assunção Cristas

Coruche. Produtores de milho apresentam tecnologias ecoeficientes a Assunção Cristas


 Este ano, está em estudo um sistema de gota-a-gota enterrada a 35 cm.


A Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, visita no próximo dia 1 de Setembro a Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, para conhecer os resultados do projeto Sanimilho, no âmbito do qual a ANPROMIS está a estudar sistemas de rega ecoeficientes e outras técnicas de condução que visam melhorar o itinerário cultural do milho, produzindo mais e melhor com menos recursos.

A ANPROMIS- Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo promove no próximo dia 1 de Setembro, pelas 10h00, um Dia de Campo em Coruche, dando continuidade ao trabalho de dinamização da cultura do milho na Estação Experimental António Teixeira, onde instalou em 2014 diversos campos de ensaio de milho que visam aprofundar assuntos tão relevantes para esta fileira como o estudo da cefalosporiose ou a eficiência dos sistemas de rega.

Este ano, além dos ensaios levados a cabo sob o pivot de rega, que contou com a participação de empresas de sementes, produtos fitofarmacêuticos e fertilizantes, está em estudo um sistema de gota-a-gota enterrada a 35 cm, numa área com cerca de 5 hectares, cujos resultados poderão ser avaliados in loco, neste dia de campo.
A ANPROMIS acredita que a utilização de sistemas de rega mais eficientes, tanto do ponto de vista da utilização da água, como da energia, é fundamental, uma vez que estes dois fatores de produção representam cerca de 20% da conta de cultura do milho.

«Enquanto produtores do Sul da Europa, sabemos que a via para competir no mercado global é aumentando a eficiência das nossas explorações agrícolas. É neste contexto que surge o projeto Sanimilho e o trabalho técnico que a Anpromis está a levar a cabo na Estação Experimental António Teixeira, em conjunto com entidades públicas e privadas, cujo objetivo é melhorar a competitividade da cultural do milho, produzindo mais e melhor com menos recursos», afirma Luís Vasconcellos e Souza, presidente da ANPROMIS.

O projeto Sanimilho resulta de um protocolo de colaboração técnico‐científica, assinado em 2013, com o INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), pelo período de 8 anos, que tem por objetivo dinamizar estudos, atividades e projetos no âmbito da cultura do milho e do sorgo, na Estação Experimental António Teixeira.
O Dia de Campo contará com a presença e intervenção da Ministra da Agricultura, Profª Assunção Cristas, do Diretor do Gabinete de Políticas e Planeamento, Eng.º Eduardo Diniz, que traçará um panorama sobre o mercado do milho em Portugal, e ainda do Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Dr.º Francisco Silvestre de Oliveira, e do Presidente do INIAV, Dr.º Nuno Canada.