Andrei Kirilenko jogou durante 13 temporadas na NBA, nos Utah Jazz, Minnesota Timberwolves, e ainda nos Brooklyn Nets. Depois de uma carreira de sucesso, não perdeu tempo a decidir o próximo passo fora dos pavilhões, ao ser eleito presidente da federação russa de basquetebol, na passada terça-feira.
A antiga estrela da NBA concorreu ao cargo sozinho, depois de poucas horas antes da votação o seu adversário, Dmitry Domani, ter desistido. Kirilenko terá agora a difícil tarefa de voltar a colocar na ordem uma organização em crise, que em Julho foi suspensa pela FIBA de todas as competições, podendo estar mesmo em causa a participação nos próximos Jogos Olímpicos.
A primeira tarefa de Kirilenko será reparar as relações com a FIBA, uma acção que é vista como essencial para que a suspensão seja levantada. O antigo internacional russo fez parte da selecção que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2012, algo que parece impossível de ser repetido agora, com as desavenças entre os jogadores e os oficiais da federação, que resultaram numa derrota recente contra a Sérvia por 34 pontos de diferença.