Tom Dumoulin é o novo líder da Vuelta

Tom Dumoulin é o novo líder da Vuelta


Holandês rouba camisola vermelha a Esteban Chaves (na foto) em dia de vitória de Caleb Ewan.


Os 167,3 quilómetros da quinta etapa entre Rota e Alcalá de Guadaíra eram praticamente sempre planos mas a chegada prometia uma fase mais complicada. Os sprinters teriam sempre uma palavra a dizer mas o ligeiro desnível faria com que se pudessem propiciar os inevitáveis cortes.

Foi graças a uma situação dessas que Tom Dumoulin roubou seis segundos a Esteban Chaves e subiu ao primeiro lugar da classificação geral, envergando a camisola vermelha apenas por um segundo. Quem também saiu a ganhar foi Chris Froome, que conseguiu a mesma margem de vantagem para Nairo Quintana na etapa.

O dia ficou marcado pela certeza de que as chegadas ao sprint não serão apenas um concurso reduzido entre John Degenkolb, Peter Sagan e Nacer Bouhanni. O australiano Caleb Ewan, de apenas 21 anos, surpreendeu a concorrência e cruzou a meta no primeiro lugar, ajudando a apagar a desilusão da Orica por ter deixado de contar com o líder da prova.

A fechar o top-3 da etapa, chegaram John Degenkolb e Peter Sagan. Froome foi o único dos favoritos a chegar integrado num grupo a dois segundos, enquanto Quintana, Purito, Van Garderen, Daniel Martin, Valverde e Aru perderam oito segundos.

Na classificação geral, Dumoulin, Chaves e Roche formam o top-3, seguidos de Daniel Martin, Alejandro Valverde e Daniel Moreno. Froome é agora sétimo classificado a 35 segundos do líder. Tem um segundo de vantagem sobre Purito, dois sobre Quintana e 13 sobre Fabio Aru.