O Produto Interno Bruto (PIB) do conjunto de países da OCDE cresceu 0,4% no segundo trimestre, abaixo dos 0,5% registados nos primeiros três meses deste ano, penalizado pelo desempenho do Japão e de França. Os dados são da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) , que refere hoje, em comunicado, que o Japão teve uma inflexão “marcada”, já que passou de um crescimento do PIB de 1,1% entre Janeiro e Março para uma queda de 0,4% no segundo trimestre.
No caso de França, a OCDE destaca que o crescimento de 0,7% verificado no primeiro trimestre do ano depois de uma estagnação no segundo trimestre.
Itália, que tinha tido um crescimento de 0,3% nos primeiros três meses do ano, registou uma subida de 0,2% entre Abril e Junho.
Em contrapartida, nos Estados Unidos, verificou-se uma aceleração do crescimento do produto, que passou de 0,2% entre Janeiro e Março para 0,6% entre Abril e Junho.
Uma situação semelhante à do Reino Unido, onde o crescimento passou de 0,4% para 0,7%,, e da Alemanha, que subiu de 0,3% para 0,4% no segundo trimestre.
No conjunto dos países da zona euro, registou-se um crescimento de 0,3% do PIB no segundo trimestre, valor que compara com uma subida de 0,4% nos primeiros três meses deste ano.
O PIB da OCDE subiu 2% entre Julho de 2014 e Jjunho de 2015, mantendo o ritmo de crescimento anual que se tinha verificado no trimestre anterior.
Já no Japão, França e zona euro a recuperação foi mais moderada, fixando-se nos 0,7%, 1% e 1,2%, respetivamente.
No mesmo período, Portugal cresceu 0,5% em cadeia e 1,5% em termos homólogos, mantendo o ritmo registado no início do ano.