Quando uma mulher engravida, toda a gente a relembra dos alimentos que não pode comer. E que tal se a alertassem de quais os alimentos que deve mesmo consumir? Sugerimos, de acordo com o Healthgrades, uma lista de cinco alimentos que qualquer grávida deve ter na sua dispensa para ajudar a atenuar os sintomas do período de gestação – Como é o caso de náuseas, cansaço ou dores de cabeça.
1. Soja
A exaustão total da mulher durante o primeiro trimestre ocorre, em grande parte das vezes, devido a um défice de ferro do bebé. Além de que, enquanto grávida, existe uma maior probabilidade de ficar anémica – isto porque o corpo da mulher está a produzir mais sangue para nutrir o bebé. Um copo de soja tem quase nove miligramas de ferro. Experimente também juntar alguns grãos de soja, ligeiramente salgados, num copo com sumo de laranja, porque a vitamina C ajuda a absorver o ferro.
2. Tostas com manteiga de amendoim
O açúcar no sangue é um comum culpado das dores de cabeça. Uma solução para manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados é consumir em abundância hidratos de carbono, como pão ou tostas de trigo integral, e proteínas, como é o caso da manteiga de amendoim.
Esta combinação de nutrientes acaba por manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e consequentemente a evitar dores de cabeça.
3. Feijão preto
A gravidez retarda o processo digestivo, para dar tempo aos nutrientes de chegarem ao bebé. A desvantagem é que esta digestão retardada pode levar ao desconforto intestinal. Alimentos com fibras podem ajudar a manter a digestão em funcionamento, sem que haja desconforto.
Uma pequena chávena deste tipo de feijão cozido tem mais de 15 gramas de fibra, cerca de metade da recomendação diária de fibra. Uma boa solução é misturá-los na sopa ou comer juntamente com arroz integral.
4. Gengibre
Graças aos seus potentes compostos anti-inflamatórios, o gengibre está comprovado como sendo um remédio natural para náuseas e vómitos. Além de que existem várias maneiras de o ingerir. Pode meter alguns pedaços descascados em água quente e fazer um chá ou mesmo tomar sob a forma de cápsulas.
5. Framboesas
Hemorróidas é uma doença comum durante o terceiro trimestre da gravidez, devido à pressão do útero sobre a pélvis. Aumentar o consumo de fibras ajuda a suavizar as fezes, tornando assim a situação mais fácil de se suportar – além de que também previne do aparecimento.
Uma chávena de framboesas tem cerca e nove gramas de fibra. Pode optar por comê-las sozinhas ou juntá-las a outros alimentos.