Depois de vários dias de interrupção, o Billabong Pro Tahiti recomeçou na madrugada desta terça-feira. Com uma nota 10 de CJ Hobgood e pontuações quase perfeitas de Gabriel Medina e Jeremy Flores, o espectáculo voltou a Teahupo'o. O brasileiro campeão mundial parece estar a regressar à sua melhor forma. Depois de ter despachado John John na ronda 3, desta vez venceu os compatriotas Bruno Santos e Italo Ferreira, garantindo desde logo a passagem aos quartos-de-final.
Kelly Slater também se sente bem nas ondas poderosas e perigosas como a de Teahupo'o. O 11 vezes campeão mundial bateu Sebastian Zietz na ronda 3 (disputaram-se as últimas quatro baterias que faltavam para terminar) e depois foi mais forte que Flores e Hobgood no round 4. O norte-americano está também nos quartos-de-final.
CJ Hobgood conseguiu o primeiro 10 da prova em 2015, na 3.ª ronda, contra Julian Wilson. Se o australiano vencesse, destronaria Adriano de Souza na liderança do ranking mundial. Porém, o norte-americano que se despede de Teahupo'o (é o seu último ano no circuito mundial), conseguiu um tubo inacreditável, pontuado com 10 pelos cinco juízes, e eliminou Wilson.
Owen Wright e Josh Kerr venceram as suas baterias da ronda 4 e passaram aos quartos-de-final. O brasileiro Filipe Toledo, n.º 4 do mundo, terá de passar pela ronda 5, de repescagem, se quiser garantir um lugar nos últimos oito surfistas em prova. Toledo e Wright têm ainda a esperança de ultrapassar Mineirinho como n.º1 mundial.
A prova deverá terminar hoje. Pode seguir o Billabong Pro Tahiti em directo e ver os resultados no site oficial.