Genzebe Dibaba. Quem mais poderia ser?

Genzebe Dibaba. Quem mais poderia ser?


Etíope venceu 1500 metros em Pequim com uma actuação imparável.


Genzebe Dibaba partiu como favorita para a prova de 1500 metros e chegou à meta como campeã mundial. A etíope de 24 anos, à procura do primeiro título numa grande prova (Olímpicos e Mundiais), não deu hipóteses à concorrência e quis assumir as despesas da corrida o mais cedo possível.

Mas só a duas voltas do fim decidiu imprimir o ritmo que partiu definitivamente o grupo de finalistas. Sem abrandar uma única vez, pareceu recorrer a uma caixa de velocidades que só ela tinha. Aumentava, aumentava, aumentava e lá atrás, uma a uma, as adversárias iam caindo, incapazes de seguir aquele ritmo alucinado que garantia o título mundial.

Dibaba cruzou a meta com um tempo de 4'08''09 e superou a luta dada pela queniana Faith Kipyegon (4'08''96) e pela holandesa Sifan Hassan (4'09''34).

A campeã mundial estreou-se na competição em 2011 mas nos 5000 metros – foi oitava. Depois começou a especializar-se nos 1500 metros e foi aí que os melhore resultados começaram a aparecer. Ainda assim, foi obrigada a desistir por lesão na última volta dos Jogos Olímpicos de Londres. Em Moscovo-2013, concluiu a distância no oitavo lugar.