Genie Bouchard. Um ano em queda livre

Genie Bouchard. Um ano em queda livre


Tenista canadiana soma apenas nove vitórias este ano, quatro delas no Open da Austrália, em Janeiro.


No ano passado, Genie Bouchard era vista como uma das grandes esperanças do ténis feminino. Com 20 anos, em Outubro de 2014, a canadiana atingiu o seu melhor registo no ranking WTA, um quinto lugar, depois de ter chegado ao top 10 em Agosto.

A boa forma de Bouchard manteve-se até aos oitavos-de-final do Open da Austrália, com a canadiana a somar a quarta vitória em outros tantos jogos em 2015. Perdeu nos quartos-de-final contra Maria Sharapova e, a partir dessa altura, as derrotas começaram a ser recorrentes e as vitórias raras. 

Contando com a derrota frente a Maria Sharapova, a 27 de Janeiro, nos quartos-de-final do torneio australiano, Bouchard soma 22 jogos desde essa altura, tendo vencido apenas cinco. E só por uma vez venceu mais do que um jogo no mesmo torneio, em Indian Wells.

Bouchard ainda manteve um lugar no top 10 até ao final de Maio, mas a partir daí a queda foi a pique, com destaque para a eliminação em Wimbledon, na primeira ronda, às mãos de Ying Ying Duan, uma tenista vinda do qualifying.

Esta semana, Bouchard entrou no torneio de New Haven na 25ª posição do ranking WTA, o seu pior registo desde Janeiro de 2014, e voltou a desiludir. A canadiana perdeu logo na primeira ronda, por uns humilhantes 6-1 e 6-0, frente à veterana Roberta Vinci, que vinha do qualifying. E Bouchard ainda venceu o primeiro jogo, o que significa que perdeu os 12 seguintes de forma consecutiva.