Informa D&B. Crédito ao consumo dispara

Informa D&B. Crédito ao consumo dispara


Em 2014,valor ascendeu a 4,128 mil milhões de euros.


O novo crédito concedido em operações de financiamento destinado ao consumo em Portugal subiu 11,4% em 2014 e ascendeu a 4128 milhões de euros . Mais de metade do montante total do investimento novo, 59%,correspondeu a instituições com actividade universal e os restantes 41% a instituições com actividade especializada no crédito (estabelecimentos financeiros de crédito e bancos especializados em financiamento ao consumo).

As  previsões no curto prazo apontam para prolongamento da tendência ascendente do crédito no mercado português, num contexto de crescimento da despesa final das famílias

Segundo o estudo Competitors “Crédito ao Consumo e Portugal”, publicado recentemente pela Informa D&B, a procura do crédito ao consumo em Portugal foi penalizada até 2012 pela crise económica. A esta somou-se a fragilidade da despesa das famílias e as restrições à concessão de crédito por parte das instituições financeiras, tendo-se verificado uma significativa retoma da actividade a partir de 2013.

Neste contexto, o investimento novo aumentou 15% em 2013, atingindo os 3705 milhões de euros, enquanto em 2014 subiu 11,4% para 4128 milhões de euros.

A recuperação da economia portuguesa permite antever um aumento da procura do crédito a curto e médio prazo. Neste contexto de retoma, prevê-se uma reactivação da actividade de algumas das instituições que nos últimos anos travaram a concessão de novos créditos.