Afinal vão ser seis. Tiago Machado, ciclista português da Katusha que correu em Julho a Volta a França, vai estar presente na Vuelta ao serviço da equipa russa. Numa primeira composição de equipa não fazia parte mas a suspensão por doping do italiano Giampaolo Caruso abriu uma vaga.
Tiago Machado tem duas participações na competição espanhola mas não alcançou resultados relevantes: foi 32.º em 2011 e 40.º em 2012. A grande prioridade seria o Tour esta época mas a conjugação de quedas e dias maus não permitiu terminar com um bom resultado: foi 72.º.
Após o Tour, Tiago Machado participou na Clássica de San Sebastián (74.º) e na Volta a Burgos (12.º). Na Katusha, o português será uma das principais ajudas do veterano Purito Rodríguez, que continua a perseguir o sonho de vencer a Vuelta. A concorrência, no entanto, não vai ser fácil: há Froome, Quintana, Nibali e Valverde.
Portugal passa assim a contar com seis ciclistas na competição. Ricardo Vilela e José Gonçalves da Caja Rural correram a Volta a Portugal e vão tentar manter as boas indicações no país vizinho. André Cardoso (Cannondale), Nelson Oliveira (Lampre) e Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo) também fazem parte da lista para a partida.