O Centro de Estudos e Cultura Portugueses da Universidade de Massachusetts Dartmouth, nos Estados Unidos, é uma unidade multidisciplinar internacional de investigação dedicada à defesa e ao estudo e promoção da língua, literatura e cultura do mundo lusófono. Na sua génese encontra-se o “Center for the Portuguese speaking World”, fundado na então Southern Massachusetts University, em Abril de 1975.
Apoiado pela FLAD desde a sua fundação, o Centro tem-se assumido como elo de ligação entre a Universidade, a comunidade local e outras instituições e individualidades envolvidas em estudos portugueses, tanto no exterior, como nos Estados Unidos.
Neste contexto, o Centro tem mantido relações privilegiadas com o governo da República Portuguesa, com deputados e senadores luso-descendentes e norte-americanos. Através do Centro emergem ainda os Arquivos Luso-Americanos Ferreira Mendes, os maiores arquivos luso-americanos na América do Norte, e a TAGUS Press, uma editora académica responsável pela promoção e divulgação do pensamento e obra de grandes vultos da cultura lusófona, nomeadamente Luís Vaz de Camões, Eça de Queiroz, António Lobo Antunes, Lídia Jorge e José Saramago, Boaventura de Sousa Santos e Ramos Horta, entre tantos outros.
Inicialmente centrado na tradução e publicação de obras estruturantes da língua e literatura portuguesas através da sua editora TAGUS Press, o Centro de Estudos e Cultura Portugueses pretende agora assumir-se como um verdadeiro centro comunitário de investigação lusófona, rasgando novas avenidas de investigação que consolidem uma comunhão perfeita entre os campos da língua, literatura e plataformas culturais lusófonas com o desenvolvimento económico.
Não ignorando o passado, bem pelo contrário, respeitando-o, pretende-se um Centro com mais presença comunitária, como de facto tem vindo a acontecer desde 2013, com uma presença dinâmica nas comunidades locais através de uma plêiade de actividades. O papel que o Centro se propôs desempenhar na problemática dos deportados é um exemplo claro da nova política, assumindo uma posição clara de justiça social e inter-geracional. Este é o caminho. O Centro é uma unidade dentro de uma universidade pública que se situa num contexto social dominado por 50% de comunidades lusófonas, que têm sido fustigadas ao longo das últimas quatro décadas por altos níveis de pobreza, desemprego, abandono e desigualdade. Por exemplo, de acordo com o Departamento de Educação do Ensino Básico do Estado de Massachusetts, 42% dos estudantes não falantes da língua inglesa abandona as escolas e a esmagadora maioria acaba a braços com a justiça. Os abandonos escolares são a enzima do que se denomina ‘school to prison pipeline’.
O Centro e a Universidade têm que liderar a resposta a estas questões sociais, ajudando as escolas locais e as comunidades a transformarem-se em espaços de desenvolvimento individual de identidades, reconhecendo a especificidade histórica e cultural da cidade e dos seus habitantes, promovendo também o desenvolvimento económico.
Estamos claramente perante um outro caminho, com uma nova visão política, procurando desenvolver não só investigação inovadora, directa e indirectamente ligada ao nexus ‘sagacidade das línguas e culturas lusófonas e desenvolvimento económico’, mas também uma investigação relevante e de interesse público. Isso empurra o Centro para um outro entreposto político. É uma viragem epistemológica clara, bem como um desafio que irá enquadrar a nossa própria compreensão do que conta como investigação ‘oficial’ e a ciência, promovendo assim as línguas e culturas lusófonas associadas a um outro desenvolvimento económico.
Ao deslocar o Centro para uma unidade de investigação comunitária que produza investigação de interesse público, pretendemos criar condições para uma ‘poesis’ política diferente. É aliás neste sentido que, desde 2013, o Centro se tem batido de uma forma inegociável pelo reforço da educação e dos estudos portugueses na Universidade e região, através da criação de uma unidade académica mais autónoma, e para a nomeação de representação lusófona na liderança máxima da Instituição.
Director do Centro da Universidade de Massachusetts Dartmouth, nos Estados Unidos. Professor Catedrático de Liderança Educacional e Políticas Públicas na mesma universidade.