Raffi, o primeiro transexual a chegar à Casa Branca

Raffi, o primeiro transexual a chegar à Casa Branca


É o primeiro transexual a ser contratado pela Casa Branca e o centro nacional para a igualdade e direitos dos transexuais já classificou a nomeação como “histórica”.


A Casa Branca anunciou esta terça-feira a contratação do primeiro transexual, uma iniciativa já saudada pela Associação de Defesa das Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) norte-americana.

Raffi Freedman-Gurspan, antiga activista, que tomou posse esta terça-feira, vai trabalhar na equipa responsável pelo recrutamento para o executivo norte-americano.

“O seu compromisso com a melhoria de vida dos transexuais norte-americanos, especialmente das pessoas de cor e dos que vivem na pobreza, reflectem os valores desta administração”, disseValerie Jarrett, assessora do Presidente norte-americano, Barack Obama.

O centro nacional para a igualdade e direitos dos transexuais, onde trabalhava Raffi Freedman-Gurspan, classificou a nomeação como “histórica”.

“O facto de a primeira nomeação de uma pessoa transexual ser uma mulher e de cor é significativo”, disse Mara Keislinh, directora da organização.

Há um ano, o Presidente Barack Obama aumentou a luta contra a discriminação no trabalho e obrigou as administrações federais a protegerem informação dos funcionários, nomeadamente cor, origem, religião, sexo, deficiência e orientação sexual.

Lusa