Ilha Terceira vai passar a ter voos charter para Madrid e Boston

Ilha Terceira vai passar a ter voos charter para Madrid e Boston


Voos arrancam em Outubro


A ilha Terceira, nos Açores, vai passar a ter voos charter semanais desde Boston, nos EUA, e de Madrid, Espanha, a partir de Outubro. A ideia é aumentar em até 11.580 o número anual de turistas, avança a "Lusa".

A operação de Boston realizar-se-á durante o designado "inverno IATA" (a época baixa) e a de Madrid durante todo o ano, ao abrigo de dois "protocolos de parceria de operações de promoção turística para a ilha Terceira", assinados hoje em Angra do Heroísmo, entre a Associação de Turismo dos Açores e dois operadores.

"Estas duas operações poderão traduzir-se na vinda à Terceira de mais 11.580 turistas [por ano], resultando daí um número estimado de cerca de 81 mil dormidas", afirmou o secretário regional do Turismo e Transportes dos Açores, Vítor Fraga, durante uma intervenção na cerimónia de assinatura dos protocolos.

Segundo o secretário regional, a Associação do Turismo dos Açores investiu cerca de dois milhões de euros nestas duas operações, estando "o retorno directo na economia da região e especificamente da ilha Terceira" estimado em mais de oito milhões de euros.

Vítor Fraga acrescentou que a previsão é que "estas operações assumam um efeito multiplicador extensível a todas as ilhas do grupo central" (que inclui, além da Terceira, as ilhas Graciosa, Faial, São Jorge e Pico).

Estas operações pretendem responder à "vincada sazonalidade" do turismo na Terceira, que nos meses do Inverno não acompanhou o nível de crescimento do sector registado no conjunto da região, explicou ainda o secretário regional.

O turismo açoriano tem crescido mais de 20% desde Novembro do ano passado. Na Terceira, nos últimos dois meses, o crescimento foi de 21%, mas o aumento acumulado no primeiro semestre do ano ficou nos 8%.

Há ainda outras situações de ilhas que não acompanharam o crescimento global do turismo nos Açores: Graciosa e Santa Maria, para onde Vítor Fraga anunciou também, na semana passada, medidas para promover o sector localmente.

{relacionados}