Duas pessoas morreram, esta segunda-feira à tarde, na sequência da queda de uma placa de betão nas obras de construção da futura Unidade de Saúde Familiar (USF) de Abrantes, disse à Lusa fonte dos bombeiros locais.
"Uma placa de cimento caiu em cima dos trabalhadores cerca das 18 horas tendo provocado um morto. Um outro trabalhador ficou ferido com gravidade tendo sido transferido em paragem cardiorrespiratória para o hospital de Abrantes", onde acabou por falecer, disse à Lusa o comandante dos bombeiros de Abrantes, António Manuel.
"Foram feitas sem sucesso as manobras de reanimação tendo o óbito sido declarado poucos minutos depois no Serviço de Urgências do Centro Hospitalar do Médio Tejo, na unidade hospitalar de Abrantes", disse à Lusa fonte daquela unidade.
A queda de uma placa de betão de revestimento da fachada do edifício decorreu no âmbito dos trabalhos de conclusão da futura Unidade de Saúde Familiar (USF) de Abrantes.
O novo equipamento, que está a ser construído na Rua Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade, conta com três pisos e estava em fase final de construção, estando prevista a sua conclusão até final do ano.
Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, "lamentou" o incidente e disse que as obras vão parar durante dois dias "por luto para com os trabalhadores falecidos".
A autarca disse ainda que as causas do acidente que causou as duas vítimas mortais vão ser "averiguadas por quem de direito".
"A autarquia foi acompanhando o evoluir dos trabalhos, que decorreram sempre com normalidade e que estão na sua fase final, e este acidente vai ser averiguado pela Autoridade para as Condições de Trabalho, sendo que o empreiteiro é o responsável pela execução dos trabalhos e pelas respectivas condições de segurança", afirmou.
Segundo a autarca, o acidente "em princípio, não afectará a conclusão das obras", que se prevê para dentro de poucas semanas.
A nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Abrantes, com um investimento total de 1.359.081,18 euros – uma parceria da Câmara de Abrantes, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo (ACES) – está a ser construída na antiga rodoviária, no centro da cidade.
A última visita aos trabalhos de construção aconteceu no passado dia 15 de Maio, tendo marcado presença a presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, a directora do ACES do Médio Tejo, Sofia Theriaga, e Luís Pisco, vice-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
A nova Unidade de Saúde Familiar de Abrantes vai substituir o centro de saúde instalado no edifício do hospital Manuel Constâncio.
Lusa