U. Madeira regressa à elite com vitória

U. Madeira regressa à elite com vitória


Equipa de Norton de Matos levou a melhor no dérbi frente ao Marítimo (2-1)


Era preciso recuar até 14 de Maio de 1995 para encontrar o último triunfo do União da Madeira no principal escalão do futebol português. Na altura, na antepenúltima jornada, ainda dava para sonhar com a permanência e o triunfo sobre o Beira-Mar por 1-0 teve direito a dois lados positivos: deixar para trás os aveirenses (desceram graças a esse jogo, decidido por Beto aos 88 minutos) e manter as aspirações, ficando a dois pontos da linha de água, ocupada por Belenenses, Gil Vicente, E. Amadora e Desp. Chaves. Mas não chegou e os insulares desceram mesmo.

Agora, pouco mais de vinte anos depois, há uma nova vida para aproveitar e a equipa de Norton de Matos marcou o regresso à elite com um saboroso triunfo sobre o Marítimo (2-1). Overath Breitner (27') e Élio Sousa (47') marcaram para a equipa da casa, enquanto Dyego Sousa reduziu aos 83 minutos.

Este foi o primeiro triunfo do U. Madeira sobre o Marítimo na primeira divisão, à 11.ª oportunidade.

No outro jogo disputado às 16h00, V. Setúbal e Boavista empataram a dois golos. André Claro e Ruca deixaram os sadinos a vencer por 2-0 mas, já com dez, os axadrezados chegaram à igualdade com os tentos de Afonso Figueiredo (73') e Luisinho (80').