Um zoo aos olhos dos animais

Um zoo aos olhos dos animais


Pode ver um jardim zoológico exactamente como os seus moradores o vêem. É este o resultado do vídeo “The Human Zoo”.


Imagine uma série de caras, na maioria de crianças, a olharem especadas para si ao mesmo tempo que tentam captar a sua atenção a fazer as mais variadas palhaçadas. É mais ou menos isto que os animais dos jardins zoológicos presenciam diariamente. E foi justamente isto que o projecto “The Human Zoo” procurou mostrar – um projecto desenvolvido pela Sony para promover a sua nova câmara de acção, a FDR-X1000VR, e que se inclui num conjunto de outros vídeos, todos sob a temática “Never Before Seen”.

Acabado de lançar no YouTube, este pequeno vídeo, de apenas um minuto, é suficiente para dar uma ideia de como é um jardim zoológico aos olhos dos seus habitantes. Filmado em inúmeros jardins zoológicos nos Estados Unidos da América, no âmbito deste vídeo foram montadas câmaras em pinguins, lémures, tartarugas e até num rinoceronte. Missões que não se revelaram “nada fáceis”, de acordo com os realizadores, mas cujo resultado vale a pena conhecer.

Dos olhares entusiasmados dos mais pequenos às brincadeiras entre gorilas (a que não foi acoplado um aparelho, mas que receberam uma caixa inquebrável com uma câmara lá dentro que permitiu filmar as brincadeiras de perto), passando por uma investida de cabeça de um rinoceronte, à qual mesmo assim a câmara resistiu, este vídeo mostra um pouco de tudo. Mas a estrela acaba mesmo por ser o brincalhão Stephen, um pinguim em plena adolescência.

“The Human Zoo” foi realizado por Robert Wilkins e Leo Maguire, uma dupla londrina que trabalha em conjunto desde o documentário, nomeado para um Bafta, “Gipsy Blood”. “Os animais com os quais trabalhámos ou foram alimentados à mão, ou já tinham usados coletes deste género no âmbito de investigações científicas, ou são tão fortes que o único receio foi pelas câmaras e não por eles”, explicaram os realizadores.

Ainda no âmbito destes vídeos “Never Before Seen”, Robert Wilkins e Leo Maguire filmaram “Iris”, uma obra sobre uma jovem autista e o seu dia-a-dia.