A União Europeia (UE) confirmou esta terça-feira que a Grécia e os seus credores internacionais chegaram a acordo para conceder um terceiro resgate financeiro ao país.
“Sim, há um acordo”, disseram à Efe fontes comunitárias, sem adiantar detalhes.
{relacionados}
O ministro das Finanças grego, Euclides Tsakalotos, anunciou o acordo hoje, apesar de admitir que ainda falta acertar alguns “pequenos detalhes”.
A Grécia e os seus credores chegaram a um acordo sobre as metas orçamentais do país para os próximos três anos, informou esta noite uma fonte governamental citada pela agência estatal ANA.
Foi acordado que a Grécia vai enfrentar um défice primário (saldo orçamental excluindo os pagamentos de dívida) de 0,25 do PIB em 2015, antes de um excedente primário de 0,5% do PIB em 2016, de 1,75% em 2017, e de 3,5% em 2018, segundo a fonte.
O Governo grego pretende que o texto do acordo seja votado pelos deputados na quinta-feira, para que seja apresentado no dia seguinte aos ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo).
Este cenário, caso se concretize, permitiria a entrada em vigor do novo plano de ajustamento antes de 20 de Agosto, data em que a Grécia deve proceder a mais um reembolso ao Banco central europeu (BCE) no montante de 3,4 mil milhões de euros.
Lusa