A Criança na Banda Desenhada é o tema deste ano do AmadoraBD – Festival Internacional de Banda Desenhada, que acontece de 23 de Outubro a 8 de Novembro, no Fórum Luís de Camões e noutros locais da grande Lisboa.
A temática escolhida assinala o centenário das personagens Quim e Manecas, da autoria de Stuart Carvalhais, um dos precursores do modernismo português e considerado o autor das melhores bandas desenhadas de crítica e sátira social, retratando as primeiras décadas do séc. XX, entre o fim da Monarquia e a instauração da República.
Nascida em 1915, no suplemento humorístico do jornal “O Século”, o “O Século Cómico”, a série “As Aventuras de Quim e Manecas”, é, segundo João Paulo de Paiva Boléo, comissário da exposição central do AmadoraBD 2015, uma banda desenhada "incomparável na Europa da época e a série portuguesa mais famosa de sempre". Está reunida no livro “Quim e Manecas: 1915-1918 (Tinta da China, 2010)”, cuja compilação foi organizada por si.
Assim, é sobre o universo infantil e essas duas icónicas personagens que incidem os concursos desta edição do festival: "Uma nova aventura de Quim e Manecas" é o desafio lançado para o Concurso Nacional de Banda Desenhada, enquanto o Concurso Nacional de Cartoon e o Concurso Municipal de BD e/ou Ilustração da Amadora se centra na questão dos "Direitos das Crianças", com base nos princípios da Declaração dos Direitos da Criança.
Os trabalhos podem ser entregues até 21 de Setembro (Concurso Nacional de Banda Desenhada e de Cartoon) ou até 14 de Outubro (Concurso Municipal), sendo que os premiados estarão expostos no Fórum Luís de Camões.
Serão também atribuídos os Prémios Nacionais de Banda Desenhada (PNBD), que anualmente distinguem edições e personalidades nacionais e estrangeiras cuja actividade se desenvolve no circuito da nova arte. Para estes, os trabalhos têm de ser submetidos até 7 de Setembro.
Os regulamentos dos concursos podem ser consultados na página de Facebook do AmadoraBD, www.facebook.com/amadorabd, ou solicitados por e-mail, através do endereço amadorabd@cm-amadora.pt.