Se estiveres a ler isto, responde-me ao email sff


E esta entrevista a Terry Jones (outro Python) em 2008?


John Cleese. Falo dele a respeito da autobiografia escrita durante quatro meses no Hotel Four Seasons em Sydney. Ao todo, 45 mil palavras. A maior parte delas graciosas, claro. Ou não fosse ele o John Cleese – parte integrante dos Monty Python e também o dono da estalagem Fawlty Towers.

{relacionados}

Folheio o livro por acaso e rio-me sem qualquer esforço. Leio-o mais atentamente, da primeira à última página, e torço-me todo a rir. Não dá para ser de outra maneira, aquilo é contagiante. A seguir a uma letra, outra letra.Wow. Formam-se palavras. Umas a seguir às outras. Estabelecem-se relações e os lábios mexem-se. É magia. Seja na praia, na piscina, no metro ou na navete. Sozinho ou (bem) acompanhado. Deitado, sentado ou de pé.Invariavelmente, a sensação é a mesma: um largo sorriso, daqueles de orelha a orelha. Às vezes, engasgo-me tal é a piada – óbvia ou habilidosa. Ou então deixo cair o livro para a cana do nariz.

Vai daí, descubro o email dele por portas e travessas.Escrevo-lhe com um Dear Sir e estou atento aos erros ortográficos. Nada de confundir wine com wind.A ideia é falar de futebol e não só. De futebol mais futebol mais futebol mais futebol. O John Cleese consome futebol.Como nós, malta.Queremos entrevistá-lo. Muito. Se estiveres a ler isto, responde--me ao email, sff. Mas antes lê esta entrevista a Terry Jones (outro Python) em 2008, ainda nos meus tempos de “Record”.

Qual é a sua opinião sobre o futebol?
É um grande jogo.
É seu costume sentar-se à frente da televisão e ver o futebol ou essa imagem simplesmente não encaixa no seu estilo de vida?
Bem, eu não tenho tempo para ver televisão, seja que programa for. Aliás, tenho uma televisão em casa mas nem a sei ligar.
Já alguma vez viu um jogo ao vivo?
Sim, uma vez fui ao estádio do Tottenham. Fiquei espantado com a cor do relvado e com o barulho dos adeptos. Foi realmente excitante.
Quais são os clubes dos outros Monty Python?
O Mike Palin torce peloSheffield Wednesday, oEric [Idle] é doChelsea. Terry Gilliam é fã dos New York Yankees (basebol) e o JohnCleese vê qualquer jogo que estiver a dar na televisão. Que, a propósito, ainda não sei ligar.
Como galês, sabe que o seu país nunca foi a umEuropeu e só se apurou uma vez para o Mundial, em 1958. O que pensa de tudo isso?
Tem a certeza que é o País de Gales?
Os nomes Eusébio, Mourinho e Ronaldo são-lhe familiares?
Aaaaah, agora está a entrar nas profundezas da minha ignorância. Lembro-me de Eusébio, um grande homem.
Se Mourinho fosse treinar a selecção de Gales, o que lhe diria?
Achava que ele tinha enlouquecido.

Editor de desporto
Escreve à sexta e ao sábado