Santander. “Vai haver consolidação do mercado”

Santander. “Vai haver consolidação do mercado”


Presidente do banco diz que olha atentamente para o mercado.


António Vieira Monteiro referiu na manhã desta terça-feira que o mercado financeiro português enfrenta "dificuldades de capital e rentabilidade", o que deverá levar a movimentos de consolidação.

{relacionados}

"Se achamos que vai haver consolidações no sistema bancário português? Sim", afirmou Vieira Monteiro. No entanto, foi parco nas explicações sobre esta consolidação. "Como é que se vai realizar ainda é cedo para se desenvolver. Nós estamos atentos a tudo no mercado. Estamos sempre atentos a tudo o que venha a desenvolver-se no mercado português", repetiu o banqueiro, tomando a posição de sempre.

Na mesma ocasião, Vieira Monteiro recusou comentar a fusão entre BPI e BCP – "se as instituições não falam sobre isso, não serei eu a falar" – bem como o caso Montepio que, diz, tem "acompanhado pela imprensa".

O banqueiro afirmou ainda que tem algumas preocupações em relação ao segundo semestre do ano, mas que estas se prendem sobretudo com a implementação do resgate grego, não se querendo alongar em comentários.