O procurador do Tribunal de Primeira Instância de Atenas pediu esta terça-feira que a unidade de combate ao cibercrime do país investigue se o plano desenhado por Yannis Varoufakis, ex-ministro das Finanças do país, chegou a avançar, noticia o "Ekathimerini".
Segundo revelou o próprio Varoufakis, o antigo ministro do Syriza chegou a trabalhar sobre a hipótese dos países da moeda única expulsarem a Grécia do euro, tendo para isso desenhado um plano que obrigava a um acesso ilegal aos dados dos serviços de Finanças do país, de forma a criar uma sistema de pagamentos paralelo que impedisse o colapso total da economia do país.
Apesar de ter sido o próprio a revelar o plano, Varoufakis nunca referiu se o plano chegou a avançar ou se registou algum tipo de avanço. Depois de Katerina Savvaidou, secretária-geral para as receitas públicas, ter avançado com uma investigação interna, agora cabe à unidade de combate ao cibercrime da Grécia avançar com uma segunda investigação ao mesmo tema.
Segundo o jornal grego, a investigação agora solicitada deverá estar concluída antes da investigação interna já em curso.