Sentimento económico. Portugal não segue tendência da zona euro

Sentimento económico. Portugal não segue tendência da zona euro


Na zona euro subiu, face ao mês de junho, em Portugal manteve-se inalterado.


O indicador de sentimento económico do Eurostat subiu na zona euro e na União Europeia em Julho, face a Junho, enquanto em Portugal ficou praticamente inalterado, divulgou hoje o Eurostat.

Segundo este indicador calculado pela Comissão Europeia e que mede a confiança e as expectativas dos consumidores e empresas quanto à economia, o sentimento económico aumentou 0,5 pontos entre Junho e Julho na zona euro (para 104,0) e, mais marcadamente, 1,1 pontos no total dos 28 países da União Europeia (para 106,6).

A melhoria deveu-se à maior confiança na indústria, serviços e comércio a retalho. Já a confiança dos consumidores baixou.

Quanto a Portugal, o indicador ficou praticamente inalterado, com um ligeiro recuo de 0,1 pontos para 104,9. O sentimento piorou, em Julho, na indústria e consumo, tendo melhorado nos serviços, comércio a retalho e construção, apesar de neste último sector os valores continuarem muito negativos.

Entre as maiores economias que partilham a moeda única, o sentimento económico aumentou na Alemanha, França e Holanda, tendo permanecido praticamente inalterado em Espanha e caído ligeiramente em Itália.

Quanto ao indicador que mede o clima de negócios, em Julho, subiu 0,25 pontos na zona euro para 0,39. Neste caso, o Eurostat não divulga dados por Estados-membros.

Lusa